Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Projetos Culturais

Um dos objetivos de nosso projeto pedagógico é proporcionar aos alunos, ao longo do período escolar, uma série de experiências socioculturais que possam ampliar seu repertório e seu contato com os diversos campos da cultura. Assim, além dos conteúdos curriculares, nossos alunos e seus familiares têm a oportunidade de participar de eventos organizados pela escola, dentre os quais destacamos a “Campanha da Fraternidade”,  “Festa Literária”  , "Feira de Ciências" e o "Torneio de Robótica"

 

Campanha da Fraternidade

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

 O projeto da Campanha da Fraternidade desenvolvido na escola tem como objetivo estimular o conhecimento da realidade sobretudo em âmbito local, para que o processo de reflexão desenvolvido durante a pesquisa possa ser completado com a interferência de ações concretas por parte dos alunos e envolvidos no projeto.
Na escola, o projeto da Campanha da Fraternidade tem como carro-chefe a disciplina de Ensino Religioso, que inicia a reflexão sobre o tema proposto, a partir do material próprio da CF: cartaz, versículo bíblico, hino etc. A partir daí desenvolve-se dentro de um enfoque interdisciplinar, integrando todas as áreas e passando por várias fases: pesquisa de informações, reflexão, criação e ações concretas envolvendo a expressão verbal e artística.

 

 

Festa Literária

Inspirada na FLIP – Festa Literária Internacional de Parati, a escola Nossa Senhora das Graças criou sua própria Festa Literária, a partir de um trabalho de leitura e criação desenvolvido com seus alunos, o qual culmina num momento de apresentações da escola e de convidados especiais da nossa cultura popular ou contemporânea.

O projeto Festa Literária tem como objetivo perceber a escola como um espaço de cultura e vida, reconhecendo a Literatura Infantil como fenômeno literário (estético) capaz de ampliar e transformar a experiência de vida.

O projeto Festa Literária permite conhecer a diversidade do patrimônio cultural brasileiro, fazendo frente à “cultura da massificação” imposta pela mídia. É um trabalho que estimula os processos de pensamento e criação, possibilita um enriquecimento linguístico e desenvolve a sensibilidade estética.

Muitos escritores e ilustradores, contadores de histórias, músicos e grupos teatrais importantes participaram de nossa Festa Literária, Mary e Eliardo França, Iacoca, Regina Machado, Hélio Ziskind, Truks e Furunfunfum, entre tantos outros.

Contamos com a parceria da Fundação Cultural e Secretaria da Educação, o patrocínio da Oscar Calçados e apoios de outros segmentos da comunidade.

 

Educação Sexual

O Projeto Educação Sexual faz parte da área de Ciências e é desenvolvido com os alunos do 5º ano.

São oito encontros com uma educadora de saúde do Hospital São Francisco, também membro da diretoria da Associação da escola. Todo o conteúdo de sexualidade é abordado de forma questionadora, reflexiva, por meio de conversas, multimídia e várias vivências.

Os alunos vão tomando consciência de si como seres únicos e irrepetíveis. O importante é descobrir o próprio valor, conhecendo-se como um ser integral, livre para fazer suas escolhas e responsável por elas.

Observar-se: o que mais aprecio em mim? O que mais me incomoda em mim? As mudanças físicas, um pouco de anatomia e fisiologia, tudo concorre para a descoberta do valor, da beleza e da dignidade do próprio corpo.

O processo de reprodução, o sentido do sexo e da relação sexual; fecundação e evolução da gravidez são alguns dos temas que levam à reflexão sobre o valor da vida desde a concepção.

Finalmente, a esperada visita ao Hospital São Francisco, onde são acompanhados por especialistas, participam de um ultrassom de mulher grávida, fazem uma visita às mães e bebês do alojamento conjunto e da U.T.I. neonatal.

É um aprendizado riquíssimo de conteúdo humano, com muitas descobertas e uma sadia interação entre os alunos e com os adultos que os orientam.

 

Feira de Ciências

Atividade realizada desde a Educação Infantil, com o objetivo de desenvolver nos alunos o "olhar curioso" que estimula à busca do saber e da compreensão do mundo que os cerca.

Nossa feira trabalha com temas pertinentes aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula e estudos do meio, proporcionando relações significativas entre o conhecimento sistemático e sua importância na vida da criança.

As atividades preparatórias para o evento permitem que os alunos vivenciem as etapas do Método Científico, despertando em cada um seu lado cientista pesquisador.

 

Torneio de Robótica

O Torneio de Robótica para iniciantes do CENSG tem por objetivo despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Ao organizarmos o torneio, procuramos abordar os princípios do FLL (FIRST® LEGO® League - um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos) e adequá-los à realidade da nossa escola. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em grupo. Por meio de uma experiência criativa, os competidores resolvem problemas do mundo real, apresentados às equipes que planejam, projetam, constroem soluções com o propósito de agir sobre a realidade apresentada. Dessa forma, nossos alunos vivenciam o papel de agente transformador da realidade: agente que usa o conhecimento e o trabalho em equipe para executar ideias simples e inovadoras.