Projetos Culturais
Educação Sexual

O Projeto Educação Sexual faz parte da área de Ciências e é desenvolvido com os alunos do 5º ano.

São oito encontros com uma educadora de saúde do Hospital São Francisco, também membro da diretoria da Associação da escola. Todo o conteúdo de sexualidade é abordado de forma questionadora, reflexiva, por meio de conversas, multimídia e várias vivências.

Os alunos vão tomando consciência de si como seres únicos e irrepetíveis. O importante é descobrir o próprio valor, conhecendo-se como um ser integral, livre para fazer suas escolhas e responsável por elas.

Observar-se: o que mais aprecio em mim? O que mais me incomoda em mim? As mudanças físicas, um pouco de anatomia e fisiologia, tudo concorre para a descoberta do valor, da beleza e da dignidade do próprio corpo.

O processo de reprodução, o sentido do sexo e da relação sexual; fecundação e evolução da gravidez são alguns dos temas que levam à reflexão sobre o valor da vida desde a concepção.

Finalmente, a esperada visita ao Hospital São Francisco, onde são acompanhados por especialistas, participam de um ultrassom de mulher grávida, fazem uma visita às mães e bebês do alojamento conjunto e da U.T.I. neonatal.

É um aprendizado riquíssimo de conteúdo humano, com muitas descobertas e uma sadia interação entre os alunos e com os adultos que os orientam.