Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

A Escola

Nossa História

Há 30 anos, numa casa do bairro Parque Califórnia, algumas mulheres se revezavam no cuidado de seus próprios filhos, enquanto faziam trabalho voluntário no Hospital São Francisco. Logo perceberam a importância de se criar um espaço de convivência e de aprendizado para as crianças, o que as levou a buscar a ajuda de educadores que as orientassem. Dessa forma nasceu o Centro de Convivência Infantil "A Sementinha", que logo ganhou novo prédio e monitoras para desenvolver o trabalho educativo junto às crianças. Alguns anos depois, esse centro passou a atender também os filhos de funcionários do Hospital São Francisco.  

 

Em 1996, com a colaboração de alguns pedagogos e outros profissionais afinados com a educação, o centro de convivência passou a funcionar como escola de educação infantil, atendendo toda a comunidade local. Denominando-se, a partir daí, como Centro de Educação Infantil "A Sementinha", já com as turmas organizadas e um projeto pedagógico bem definido.

 

O projeto físico da escola foi tomando corpo e as famílias começaram a solicitar a continuidade do atendimento. Assim, em 2000, foi fundada a Associação de Educação Personalizada Semente de Vida, entidade sem fins lucrativos, como mantenedora do colégio; e, em 2001, teve início o Ensino Fundamental I – do 1º ao 5º ano - quando a escola assumiu sua nova identidade: Centro de Educação Nossa Senhora das Graças.

 

A ideia de criar uma escola nasceu do desejo de oferecer uma educação que valorizasse a criança em sua singularidade e dignidade de pessoa; uma educação orientada aos valores e ao sentido da vida; e que formasse pessoas capazes de organizar seu projeto de vida, aptas a viver numa sociedade complexa e desafiadora, com compromisso e solidariedade.

 

MISSÃO

Promover uma educação que vise ao conhecimento sistemático e crítico da cultura, orientada aos valores humanos e cristãos, capacitando os educandos para a construção do projeto pessoal de vida e sua inserção responsável e solidária na sociedade.










VISÃO

Ser reconhecido como referência regional em educação escolar e formação de educadores a partir de um modelo pedagógico humanista-existencial e personalista.










 

VALORES

  1. A pessoa humana compreendida em todas as suas dimensões – biológica, psicológica, social e espiritual – no centro do projeto educativo.
  2. O sentido da vida como objeto da busca existencial do ser humano e da ação educativa.
  3. A alegria mediante o trabalho-bem-feito e a convivência.
  4. A ética da responsabilidade perante a existência pessoal, a comunidade, o meio ambiente e a Transcendência.
  5. O diálogo entre cultura e fé cristã como caminho para a construção da visão de mundo e projeto de vida.
  6. A família como núcleo da sociedade e base para o equilíbrio e desenvolvimento da pessoa.

 

 

Instalações

O Centro de Educação Nossa Senhora das Graças consegue unir o convívio harmonioso com a natureza e uma estrutura equipada e adequada ao aprendizado e desenvolvimento dos alunos, em uma área de 6.000 m².


Nesse ambiente, a escola dispõe de salas de aula amplas, iluminadas e conectadas com recursos multimeios, além de espaços pedagógicos que complementam o trabalho de sala de aula, tais como: biblioteca, com um espaço atraente para a leitura; sala multimídia, onde os alunos experienciam o aprendizado com recursos tecnológicos; uma sala de TV e uma sala multifuncional para as aulas de Arte, Robótica e Ballet. Além da quadra poliesportiva, há um pátio coberto com palco, onde são realizados os projetos culturais.


Dispõe ainda de refeitório, onde os alunos são acompanhados para uma alimentação saudável; estacionamento interno com áreas de embarque e desembarque; e uma ampla área verde com horta, árvores frutíferas e playground, onde as crianças brincam e desenvolvem muitos projetos pedagógicos.

Leia Mais