Ensino Fundamental

Início » Proposta Pedagógica » Ensino Fundamental

Foco Pedagógico

O 1º ano é uma série de transição: os alunos começam seus primeiros contatos com outro grupo de alunos e com disciplinas diferentes. Mas ainda tem características pedagógicas da Educação Infantil, pois utiliza a mesma metodologia dos temas integradores. O processo de alfabetização, já iniciado na fase anterior, descortina um novo universo de experiências no 1º ano.

O material didático foi elaborado pela própria professora da série. A partir de sua própria experiência, selecionou textos e sistematizou uma série de atividades que vão proporcionando uma vivência rica e criativa dos conteúdos, competências e valores, integrados num projeto temático.

A partir do 2º ano, os alunos começam a assumir de forma diferente seu papel de estudante, com tarefas escolares que exigem mais constância, aprendem a lidar com diferentes materiais didáticos, adquirindo cada vez mais autonomia.

No trabalho de alfabetização são criadas oportunidades para que os alunos tenham progressivamente ampliada sua competência para usar a linguagem escrita.

O contato com os números, as noções de Ciências, História e Geografia, de todas as áreas, enfim, permitem avanços cada vez mais complexos em seu modo de experienciar e de compreender o mundo.

Nesta fase, espera-se, sobretudo, que o educando conquiste uma identidade pessoal e social que possibilite uma certa autonomia de ação tanto no trabalho como na convivência.

No 2º ano são adotados livros didáticos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Inglês; do 3º ao 5º ano, além destes, são adotados também livros de História e Geografia.

Currículo

Com base no Referencial Curricular Nacional, o currículo organiza-se nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes Plásticas e Música, Educação Física, Ensino Religioso, Inglês e Informática Educacional.

- Ensino Religioso

O Ensino Religioso é de confissão católica, com base em um projeto que visa:

  • despertar o sentido religioso do educando, de forma integrada às demais áreas do conhecimento;
  • integrar fé, cultura e vida;
  • promover valores e hábitos religiosos.

O Ensino Religioso é optativo para os alunos de outra confissão religiosa, com os quais se buscarão os valores comuns e o diálogo baseado no respeito e na liberdade.

- Informática Educacional

Ser capaz de lidar com os vários aspectos da cultura digital e os avanços tecnológicos é um desafio para o cotidiano de nossos alunos. A Informática Educacional é um recurso pedagógico complementar, utilizado, sobretudo, como fonte de informação e pesquisa, por meio da internet e softwares específicos; mas também como recurso audiovisual e ferramenta para a produção e compartilhamento de textos, apresentações de seminários etc.

Avaliação

A avaliação do processo de ensino e da aprendizagem tem por objetivos: diagnosticar e registrar os progressos do aluno e suas dificuldades; possibilitar que o aluno autoavalie sua aprendizagem; orientar o aluno quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades; orientar as atividades de planejamento e replanejamento das ações educativas.

A avaliação é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática. Deve incidir sobre o desempenho global do aluno, nas diferentes situações de aprendizagem, em todos os componentes curriculares, integrando objetivos referentes a três âmbitos: conhecimentos, competências (aptidões cognitivas, culturais e expressivas) e valores.

No Ensino Fundamental, os resultados da avaliação serão registrados em sínteses trimestrais e finais, em cada componente curricular. As sínteses trimestrais e finais serão traduzidas em conceitos, na seguinte conformidade:

  • A – o aluno atingiu plenamente os objetivos;
  • B – o aluno atingiu satisfatoriamente os objetivos;
  • C – o aluno atingiu regularmente os objetivos básicos;
  • D – o aluno atingiu de maneira parcial e insatisfatoriamente os objetivos;
  • E – o aluno não atingiu os objetivos.

A Recuperação Paralela é feita no decorrer do ano letivo e visa reduzir a defasagem de aproveitamento do aluno em função dos objetivos estabelecidos para aquela turma, bem como dos objetivos individuais.

Os resultados dos estudos de recuperação que se realizarem no decorrer do trimestre serão considerados para a emissão da síntese trimestral seguinte ou da síntese final. Para a promoção do aluno será exigida a freqüência mínima de 75% do total das horas letivas.

Estudo do Meio

O estudo do meio proporciona uma maior interação entre o conteúdo didático e a realidade. O estudo do meio é motivado por uma pergunta problematizadora, que deve fomentar o olhar atento, o registro da observação e a análise dos dados coletados. Cada professor deverá selecionar um local que será o destino para a pesquisa dos alunos, já no planejamento do curso, no início do ano letivo. Outros locais poderão ser agendados no decorrer do ano letivo, de acordo com o andamento das aulas.

Representante de Classe

A implantação do projeto “representante de classe” tem como objetivo implicar mais efetivamente os alunos na reflexão e busca de soluções para os problemas ligados à aprendizagem, conflitos de relacionamento, sugestão de melhorias para a escola. Os alunos interessados se candidatam e são escolhidos para os cargos dois alunos por sala, por meio de voto secreto.

Periodicamente os alunos se reúnem para levantar os problemas, discutir com seus pares e propor soluções, sob a tutela da orientadora educacional de seu curso, podendo solicitar a participação da direção escolar. É um caminho que, sem dúvida, vem contribuir para maior autonomia e responsabilidade dos alunos.

Equipe Docente

Coordenadora Pedagógica

Roseli Lemme

Professores

Adenice Bispo dos Santos: 1º ano – manhã 
Adauane Cristini da Silva: 2º ano – manhã
Rejane das Graças F. Rodrigues: 3º ano – manhã
Fabiana dos Santos Araújo: 4º ano – manhã
Paula Regina Hasman: 5º ano - manhã

Professores especialistas

Ana Carolina Prado

Edson Junior

Fernanda Moreira

Thiago Henrique da Silva

Rosalina Aparecida Marcelino Gomes

 

 

 
     
 
 
 

Agenda

 
« SETEMBRO/2014 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

 

Atendimento

 

De 2ª a 6ª feira

Das 07h30 às 17h00

Almoço da Secretaria
das 12h30 às 13h30

Tel: (12) 3958-1034

secretaria@escolansgracas.org.br
 

Localização

 
Av. José Ribeiro Moreira,192

Pq. Califórnia, Jacareí

São Paulo - Brasil

CEP: 12311-250
 
 
 
 
  Todos Direitos Reservados - Centro de Educação Nossa Senhora das Graças K2 Media - Internet Design e Marketing
 
logo