Ensino Fundamental

Início » Proposta Pedagógica » Ensino Fundamental

Foco Pedagógico

O 1º ano é uma série de transição: os alunos começam seus primeiros contatos com outro grupo de alunos e com disciplinas diferentes. O processo de alfabetização e letramento, já iniciado na fase anterior, descortina um novo universo de experiências e conhecimento de mundo.

A cada ano os alunos vão assumindo de forma diferente seu papel de estudante, com tarefas escolares mais complexas e que exigem mais compromisso com o estudo. Aprendem a lidar com diferentes materiais didáticos, adquirindo cada vez mais autonomia e responsabilidade.

Em Língua Portuguesa os alunos vão gradativamente ampliando sua competência linguística, tanto na prática da lingua oral como da língua escrita, segundo as diferentes situações de uso. O contato com os números, as noções de Ciências, História e Geografia, todas as disciplinas, enfim, permitem avanços cada vez mais significativos em seu modo de experienciar e de interpretar o mundo.

Nesta fase, espera-se, sobretudo, que o educando conquiste uma identidade pessoal e social que possibilite uma certa autonomia de ação tanto no trabalho como na convivência.

 

Currículo

Com base no Referencial Curricular Nacional, o currículo organiza-se nas seguintes áreas:

Currículo base

  • Língua Portuguesa 
  • Matemática
  • Ciências
  • História
  • Geografia
  • Arte
  • Educação Física

Área diversificada

  • Inglês
  • Educação Tecnológica
  • Ensino Religioso

 

- Ensino Religioso

O Ensino Religioso é de confissão católica, com base em um projeto que visa:

  • despertar o sentido religioso do educando, de forma integrada às demais áreas do conhecimento;
  • integrar fé, cultura e vida;
  • promover valores e hábitos religiosos.

O Ensino Religioso é optativo para os alunos de outras confissões religiosas, com os quais se buscarão os valores comuns e o diálogo baseado no respeito e na liberdade.

- Educação Tecnológica

Ser capaz de lidar com os vários aspectos da cultura digital e os avanços tecnológicos é um desafio para o cotidiano de nossos alunos. Nesse sentido, a escola trabalha com duas frentes: a Iniciação à Robótica como um componente curricular e a Informática Educacional como um recurso complementar.

Iniciação à Robótica - programa de educação tecnológica da Lego Education: partindo de construções concretas os alunos aprendem conceitos de tecnologia, aprefeiçoam sua competência para a solução de problemas, além de aprenderem a trabalhar em equipe de modo organizado.

Informática Educacional: recurso pedagógico complementar, utilizado, sobretudo, como fonte de informação e pesquisa, por meio da internet e softwares específicos; mas também como recurso audiovisual e ferramenta para a produção e compartilhamento de textos, apresentações de seminários etc.

 

Material didático

O Ensino Fundamental utiliza livros didáticos das Edições SM - Coleção Aprender Juntos, cuja característica é trabalhar de forma integrada os três eixos: conteúdos, competências e valores. Esse material didático é complementado por exercícios extras, livros paradidáticos, mapas, tabelas e material digital, além do material utilizado nas disciplinas das áreas diversificadas e da produção realizada nos projetos interdisciplinares da própria série ou de toda a escola. 

 

Avaliação

A avaliação do processo de ensino e da aprendizagem tem por objetivos: 1. diagnosticar e registrar os progressos do aluno e suas dificuldades; 2. possibilitar que o aluno autoavalie sua aprendizagem; 3. orientar o aluno quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades; 4. orientar as atividades de planejamento e replanejamento das ações educativas.

A avaliação é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática. Deve incidir sobre o desempenho global do aluno, nas diferentes situações de aprendizagem, em todos os componentes curriculares, integrando objetivos referentes a três âmbitos: conhecimentos, competências (aptidões cognitivas, culturais e expressivas) e valores.

No Ensino Fundamental, os resultados da avaliação serão registrados em sínteses trimestrais e finais, em cada componente curricular. As sínteses trimestrais e finais serão traduzidas em conceitos, na seguinte conformidade:

  • A – o aluno atingiu plenamente os objetivos;
  • B – o aluno atingiu satisfatoriamente os objetivos;
  • C – o aluno atingiu regularmente os objetivos básicos;
  • D – o aluno atingiu de maneira parcial ou insatisfatoriamente os objetivos;
  • E – o aluno não atingiu os objetivos básicos.

A Recuperação Paralela é feita no decorrer do ano letivo e visa reduzir a defasagem de aproveitamento do aluno em função dos objetivos estabelecidos para aquela turma, bem como dos objetivos individuais.

Os resultados dos estudos de recuperação que se realizarem no decorrer do trimestre serão considerados para a emissão da síntese trimestral seguinte ou da síntese final. Para a promoção do aluno será exigida a freqüência mínima de 75% do total das horas letivas.

 

Estudo do Meio

O estudo do meio proporciona uma maior interação entre o conteúdo didático e a realidade. O estudo do meio é motivado por uma pergunta problematizadora, que deve fomentar o olhar atento, o registro da observação e a análise dos dados coletados. Cada professor deverá selecionar um local que será o destino para a pesquisa dos alunos, já no planejamento do curso, no início do ano letivo. Outros locais poderão ser agendados no decorrer do ano letivo, de acordo com o andamento das aulas.

 

Equipe Docente

Coordenadora Pedagógica

Roseli Lemme

Professores

Adenice Bispo dos Santos: 1º ano – manhã 
Adauane Cristini da Silva: 2º ano – manhã
Rejane das Graças F. Rodrigues: 3º ano – manhã
Carolina Ferreira Ribeiro Domingos: 4º ano – manhã
Paula Regina Hasman: 5º ano - manhã 

Professores especialistas

Lucila Andreozzi Funez - Arte

Thiago Henrique da Silva - Educação Física

Fernanda Moreira - Inglês

Ana Carolina Santana Prado - Robótica LEGO

Gisele Josefa da Conceição S. Figueira - Ensino Religioso

 
     
 
 
 

Agenda

 
« AGOSTO/2016 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

 

Atendimento

 

De 2ª a 6ª feira

Das 07h30 às 17h00

Almoço da Secretaria
das 12h30 às 13h30

Tel: (12) 3958-1034

secretaria@escolansgracas.org.br
 

Localização

 
Av. José Ribeiro Moreira,192

Pq. Califórnia, Jacareí

São Paulo - Brasil

CEP: 12311-250
 
 
 
 
  Todos Direitos Reservados - Centro de Educação Nossa Senhora das Graças K2 Media - Internet Design e Marketing
 
logo